BMW já tem carro conectado *pra valer*

A BMW tem um serviço opcional em seus carros que se chama “Connected Drive”. Ele é bem similar ao “OnStar” da GM. Ambos tem um serviço de concierge e que permite que a parte eletrônica do carro seja controlada ou manipulada à distância através de um app.

Bmw labs ifttt speeding

Os carros da Tesla, montadora norte americana que faz os melhores carros elétricos da atualidade (pelo menos na minha opinião) também tem carro conectado, mas no caso dela, é um requisito. Através da conexão LTE os carros da Tesla comunicam o tempo todo com a nave mãe passando dados de performance e uso para a equipe de engenharia melhorar ainda mais o seu produto, além dos serviços de navegação e tráfego que vão pela mesma conexão de internet. Até onde eu sei, não existe o serviço de concierge nos carros da Tesla.

Voltando à BMW. Nem todo carro da BMW tem o “Connected Drive” e também não são todos os países onde a montadora da Bavária tem presença que o Connected Drive está disponível em sua plenitude.

A novidade é que agora, o Connected Drive tem uma facilidade que, até onde eu sei, não estava disponível para nenhum outro carro conectado. O serviço de automação IFTTT (If This Then That) tem um “conector” que é capaz de ler os dados do seu carro, se você assim permitir, claro.

A novidade ainda está naquele esquema de Beta, então, pode ser que ela não funcione 100%, mas para você entender melhor, funciona assim. Imagina que você quer receber um email ou um alerta, melhor dizendo, toda vez que o seu carro tiver o câmbio tirado da posição P? Ou o contrário. Você quer saber quando o seu carro foi estacionado (alavanca do câmbio na posição P)? Outra boa para esposas ou pais preocupados, você pode configurar um alerta quando o carro ultrapassar uma determinada velocidade.

Você pode também receber alertas no seu carro disparados de outras fontes. Por exemplo, se um tweet do Centro de Operações do Rio de Janeiro indicar problemas numa via, você recebe na central do seu BMW o alerta.

Todas estas regras são possíveis por que a BMW pode fornecer dados para o IFTTT e este dispara as ações que você quiser. Você pode ao invés de criar um alerta para receber por email ou como notificação no celular, publicar uma mensagem no twitter, ou incluir uma linha numa planilha do Google Docs. As opções são muitas e a BMW realmente inova ao criar esta conexão entre seus carros conectados e o serviço de automação IFTTT.

Se você tem uma BMW e tem uma conta no IFTTT, confira lá as possibilidades e sugestões de regras. Existem também restrições quanto aos carros da BMW e países onde a novidade pode ser experimentada. Estas restrições você pode conferir aqui. Diz que aqui no Brasil ainda não está disponível, mas vai que está? 🙂

A BMW certamente me terá como cliente se continuar assim. Falta só meu bolso concordar comigo.

Ifttt bmw