Greenpeace provoca VW, Fiat e GM

Este mês o Greenpeace começou uma campanha que alguns classificam como agressiva por expor diretamente alguns fabricantes, mas eu acho que é tímida.

A campanha provoca 3 grandes montadoras, líderes do mercado a fazerem motores mais eficientes. Eu realmente não acho que estas são as únicas que produzem motores “antiquados e ineficientes” comparados com motores que existem por exemplo na Europa e EUA. Existem diversas montadoras e até importadoras que tem motores antigos.

Para você participar da campanha, você precisa participar de um abaixo assinado. A causa é interessante, pois pede que estas montadoras façam motores mais eficientes e assim gastem menos combustível, o que é bom para o consumidor.

Quem não quer pagar menos na hora de reabastecer?

Acho que a campanha tem causa importante, mas se fosse para pressionar alguém de verdade para causar mudança, este alguém é o governo. Com a legislação atual, as montadoras ficam limitadas. Toda empresa privada foca em lucro e em obrigações legais. Enquanto o governo não mudar as regras, as empresas não mudarão. Se mudarem, mudarão por fatores externos ao Brasil.