Nova geração do Ford Ka sai do Brasil para o mundo

NewImage

Depois do Ford EcoSport sair do centro de design e engenharia da Ford para o mundo, mais um projeto sai do Brasil para ser um carro mundial. Voltado para ser o carro da categoria sub-B, o novo Ford Ka começa a ser vendido no ano que vem pra fazer frente ao VW Up.

O anuncio feito no meio desta semana teve presença de diversas figuras mundiais da Ford e trouxe muito orgulho para a equipe da Ford que consegue emplacar mais um projeto que ganhará o mundo. Inicialmente o Ka será vendido no Brasil em seguida, África do Sul e algumas partes da Ásia. 

NewImage

Mostrado ainda como carro conceito, a nova geração do Ford Ka tem a nova grade característica de todos os carros mundiais da Ford, exceto pelas pickups e o Focus, que estranhamente não tem esta boca simpática. Muitos comentaram que o Ka Concept parece um Fusion miniatura, mas eu diria que está mais perto do Fiesta.

Apesar de não ter visto ainda o modelo de perto – sim, modelo, pois este carro que aparece nas fotos não tem motor nem interior – gostei bastante do conjunto ótico. Elegante e futurista. O que me preocupa é que o carro, pelo tamanho, está perto de uma faixa de preço que o impedirá de ter alguns requintes mais caros, mas segundo várias leituras que fiz a respeito do lançamento, a Ford equipará o novo Ka com equipamentos que não existem na categoria e que o elevarão de patamar.

As apostas são que com o lançamento do Ka, saiam de linha o Fiesta Rocam hatch e sedan. O Ka será montado em Camaçari, de onde já sai a nova EcoSport – sim, feminino. O Ka cresceu, recebeu mais um par de portas para passageiros do banco de trás e também deve ganhar uma versão com porta malas bastante volumoso.

Certo mesmo é que o novo Ka tenha o Sync, que já equipa o New Fiesta e Focus e terá outros mimos no seu interior como um compartimento especial para armazenar o telefone celular. Para o motor não há informação oficial, mas especula-se que ele terá 3 cilindros e o famoso EcoBoost que ainda não desembarcou no Brasil.