O farol do BMW i8 que funciona com laser em detalhe

Você já viu diversos vídeos mostrando o novo farol da BMW que funciona com laser. Abaixo você pode ver o vídeo da BMW, oficial.  Você pode ver também como ele funciona em mais detalhes aqui e aqui.

Se você acessou os dois links deve ter entendido que os faróis tem uma lente com fósforo que no na minha interpretação pode gastar com o uso, assim como o fósforo dos antigos televisores de tubo e de plasma. Ou não?

Pelo que entendi o farol com laser só serve para o farol alto. O farol baixo utiliza LEDs, pois são mais precisos. Voltando ao laser, o pacote é compacto e 30% mais eficiente do ponto de vista energético que os tradicionais. 

O resultado do novo farol é um feixe de luz mil vezes (você leu certo: 1.000x) mais brilho do que o equivalente em LED. Temperatura de cor é entre 5500 e 6000 kelvin, sendo que a luz natural do dia é de 6500 kelvin. Acho bom. Não é perfeito, mas bom! 😉

Para gerar a luz, lasers criam 3 feixes azuis que convergem num único feixe através de um prisma. Após a convergência o feixe passa através de uma lente difusora com fósforo que faz a luz ficar branca. Esta luz então é refletida para só então sair do farol.

Parece mega complicado, mas depois de perder este tempo todo tentando entender isto apenas com as porcas palavras, o bom é ver um vídeo. O último vídeo do artigo é de uma demonstração onde um modelo funcional está aberto para mostrar cada parte que compõe o farol à laser.

O curioso é que a tal lente com fósforo que mencionei acima é amarela. Parece tecnologia da NASA e deveras complicada. Vendo tantos espelhos e prismas e lasers e lentes e…. fico pensando, será que isto tudo é robusto o suficiente para aguentar as trepidações da estrada ou o calor infernal aos quais os carros são submetidos quando largados, digo, estacionados sob o sol de um rio-40 graus?

Ah sim, tem mais uma coisa curiosa. Quando você assistir o ultimo vídeo, vai notar que a pessoa demonstrando a tecnologia coloca algo no caminho do feixe de laser e que sai fumaça. Imagina quando acontecer um acidente? Será que estes feixes de laser vão acabar sendo um novo motivo para um carro pegar fogo?

A BMW diz que não há o que se preocupar, pois o sistema é seguro e tem contra-medidas para desativar o sistema no caso de acidentes.

NewImage

Outra coisa muito interessante em relação ao novo farol à laser da BMW, que até agora só existe no i8, carro híbrido/elétrico  da marca, é o preço. Como ele é opcional, se você quiser que seu i8 tenha este farol, basta desembolsar 10 mil euros. Baratinho, quase o preço de um carro popular aqui no Brasil.

Vale lembrar que estes faróis consomem menos, são mais seguros e tem maior eficiência. Encare como um investimento de longo prazo. 😉

Via Auto Portal.