O fim da gasolina comum

Parem as máquinas! Literalmente. Fiquei chocado ao saber através do Vrum do SBT agora pela manhã que a Petrobrás deixará de entregar gasolina comum em julho deste ano. Pra falar a verdade não sei se é isto ou se passará a ser obrigatório a comercialização de gasolina aditivada, então resolvi fazer uma pesquisa e descobri que a ANP determinou o fim da gasolina comum em 2013 e o cronograma mudou de 2014 para julho 2015.

O que isto quer dizer e qual o motivo? Poluentes. A medida tem como objetivo, reduzir a quantidade de poluentes emitidos e preservar os Motores dos veículos, que atualmente correm o risco de se tornarem depósitos de partículas sólidas que se formam no combustível. Então, além do aumento do combustível que o governo impôs a partir de hoje e mais um que começa a vigorar em 90 dias, em julho a gasolina mais barata deixa de existir. 

NewImage

Ou seja, a partir de 1º de julho de 2015, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e México, a gasolina comum receberá a adição de detergentes dispersantes, o que reduzirá a formação de depósitos nas válvulas de admissão dos motores.

Bom pro meio ambiente, ruim para o seu bolso.