Peça feita em impressora 3D pode ser usada em carro? Sim!

A utilização de impressão 3D ganhou muito espaço na industria automotiva. Se antes era utilizada para “esculpir” modelos de peças criadas em computadores, agora as impressoras fabricam peças para serem utilizadas nos carros e até mesmo no lugar de peças tradicionais no motor.

E foi com essa tecnologia que a Ford venceu as 24 Horas de Daytona deste ano nos EUA.

24HDaytona EcoBoost 2015

A montadora criou uma peça feita em impressora 3D no motor EcoBoost 3.5. Este é um exemplo de como a nova tecnologia está sendo usada pela marca para acelerar o desenvolvimento de peças tanto para seus carros de linha como de competição.

As peças projetadas em computador são primeiro esculpidas em argila e depois enviadas para o laboratório rápido de protótipos da Ford, onde são analisadas e colocadas em uma das muitas impressoras 3D. Cerca de uma semana depois, a peça está pronta para ser limpa, pintada e usada. O acabamento das peças impressas em 3D ficou tão suave e preciso que agora elas são usadas em aplicações reais – em protótipos de veículos para testes de durabilidade e no carro de corrida da Ford.

MotorEcoBoost3p5 Daytona2015

Nas 24 Horas de Daytona, os engenheiros da Ford Performance optaram por um coletor de admissão feito em impressora 3D, com difusores de fibra de carbono. O carro da equipe Chip Ganassi Racing venceu a clássica corrida com os pilotos Scott Dixon, Kyle Larson, Jamie McMurray e o brasileiro Tony Kanaan.