Quer mais performance do seu carro? Use água!

Ontem eu assisti um vídeo onde a BMW mostra que para conseguir mais performance e menor consumo de combustível basta adicionar água ao combustível. É isto mesmo que você leu. A pegadinha é que não é para colocar água no tanque de combustível, mas sim injetá-lo em forma de névoa na admissão. Veja abaixo.

A injeção de água faz com que o ar que está para entrar no cilindro diminua de temperatura, mas não é só isto. Em termos gerais, o motor opera numa temperatura menor, descarboniza as válvulas e ainda diminui o consumo de combustível. A água expande em volume de maneira incrível quando aquecida. Quando mais atomizada a sua injeção, melhor será o rendimento.

Aliás, isto não é novidade no ramo dos motores. Em 1983 a Ferrari usou artificio muito similar para conseguir mais performance dos seus motores. A mistura era de 90% combustível e 10% água. No ano seguinte eles abriram mão deste artificio para usar tolueno. 

Veja abaixo uma BMW E34 525i adaptada para ter o sistema de injeção de água.

Voltando ao vídeo do inicio do artigo, a BMW pretende testar a “novidade” e estuda colocar a tecnologia em seus carros de rua se tiver algum ganho. 

Para a tecnologia funcionar foi incluído um segundo tanque de água que precisa ser reabastecido a cada 5 abastecimentos de combustível. 

Incrível, não?