Waze ou Google Maps, qual o melhor?

Este semana o transito estava ótimo. Semana do Carnaval é uma delicia para dirigir no Rio de Janeiro, desde que você evite as interdições por conta de blocos e outros eventos relacionados. Por conta disto, resolvi experimentar novamente o Google Maps no lugar do Waze.

Waze é o meu companheiro de aventuras quando estou no carro. As vozes temáticas que surgem de vez em quando são alegrias temporárias no trânsito quase sempre irritante. O trânsito até não é o problema, os motoristas que acham que estão sozinhos é que são o problema, mas com a ajuda do Waze para me dar previsão de chegada e rotas mais ágeis, tudo fica melhor.

O Waze é da Google tanto quando o Google Maps e mal e porcamente ambos fazem quase a mesma coisa. O Waze é mais especifico para quem está de carro e o Google Maps serve para qualquer um que quer se deslocar.

Waze and google maps

Ontem resolvi usar os dois ao mesmo tempo em dispositivos diferentes para fazer o comparativo. Já falando bem claro, ambos me deram o mesmo trajeto na ida e na vinda do trabalho e a diferença de previsão entre os dois foi de apenas um minuto. Então não há muita diferença entre eles em termos práticos. Tentarei continuar com o comparativo durante a próxima semana quando a mudança de rota para alternativas mais rápidas do que a mais curta é mais provável e se encontrar alguma diferença significativa complementarei este artigo.

Se no quesito rota o Google Maps e o Waze são idênticos, então qualquer um serve, certo? Bem, quase. Abaixo uma tabela comparativa com as principais funções de cada app.

comparativo-google-waze

No final das contas o Google Maps é uma boa alternativa para ser usado no deslocamento de carro, mas o Waze é a melhor ferramenta para usar no carro.

A única coisa que eu realmente gosto do Google Maps e que não está disponível no Waze é o assistente de faixas que te ajuda a se posicionar numa via que tem mais de uma faixa de rolagem. É uma ajuda e tanto para o motorista. De resto o Waze é melhor para o motorista.

ATUALIZAÇÃO 14/02: Complementando a imagem comparativa e justificando melhor a escolha do Waze, pelo menos pra mim, e para você como sugestão: Waze tem alerta de radar, permite reportar com facilidade acidentes/incidentes e presença policial nas vias, além de alertar a proximidade destes eventos, permite, nas cidades que estão sujeitas ao rodizio, lembrete ou calculo de rota para evitar as restrições.

Além do assistente de faixas, o Google Maps tem a função de enviar um endereço ou ponto de interesse para o smartphone a partir da interface web acessada pelo desktop. Isto é uma mão na roda.

Deixe nos comentários a sua escolha ou compartilhe uma função do Waze o Google Maps que é fundamental pra você.

ATUALIZAÇÃO 20/02: Depois de mais alguns dias usando o Google Maps no lugar do Waze tenho mais algumas informações para complementar.

O Google Maps indica no mapa alternativas de caminho mostrando quanto tempo a mais a alternativa tomará do seu tempo. Quando existe uma alternativa que leva menos tempo, ele pergunta se deseja alternar para a rota calculada.

Se você costuma ir para determinados locais com alguma frequencia, ainda que não todos os dias, você pode configurar widgets na home do Android, no caso do Google Maps, para usar como atalho para calculo de rota. Bastante prático.