Sobre

O trânsito dos grandes centros só faz piorar mês após mês e por conta disto é importante acompanhar o que acontece e assim evitar engarrafamentos ou congestionamentos e outros contratempos.

Se manter informado não é muito difícil, é possível escutar o rádio (CBN, por exemplo), acompanhar alguns perfis no twitter e também verificar o site do órgão de trânsito municipal com suas câmeras e boletins.

Contudo, você precisa ir e voltar entre as diversas fontes de informação para evitar engarrafamentos ou pelo menos para descobrir suas causas. Querendo facilitar minha vida, resolvi criar um site onde todas as informações estão juntinhas.

Pardal Carioca” é o nome do site, pois, por aqui (Rio de Janeiro), os radares, ou câmeras para multar carros acima do limite de velocidade são chamados de ‘pardal’, mas apesar do nome ser carioca, o Pardal vê muito mais do que a cidade do Rio de Janeiro. Minhas paixões incluem a Fórmula 1 e carros em geral, por isto o Pardal também tem ‘ninhos’ com este conteúdo. Indo além do municipio do Rio de Janeiro, onde moro, o Pardal dá sua voadinha para comer pão de queijo e tomar um ‘chopps’, ou seja, ele também fica de olho nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.



Carros



Rio



BH



F1



SP



POA



Vídeos (Carros)



Vídeos (Fórmula 1)



noticias-do-dia



meupardal



Câmeras de Trânsito

Não há câmeras disponíveis no “Pardal Carioca” para o Rio de Janeiro. Elas são da CET-RIO. Atualmente só existe câmera ao vivo que utiliza Adobe Flash e isto faz com que não seja possível visualizá-las nos dispositivos móveis da Apple. O acesso às câmeras à sites externos também está bloqueado, por isto não é possível mais visualizá-las através deste site. Só dá para ver as câmeras no próprio site da Prefeitura do Rio. Isto, quando elas estão funcionando, o que é raro.

Sobre o Autor

O Pardal Carioca é mantido por uma única pessoa: Bernardo Bauer, apaixonado por tecnologia, carros e automobilismo. Desde criança aprecia carrinhos e bólidos, já adulto teve um Honda Civic 2001 LX AT, Toyota Fielder 2007 XEI AT, Hyundai i30 2009 AT, Ford Focus Hatch Titanium Plus 2014 e um Mini Cooper S 2014. Entre os carros que já dirigiu estão: GM Corsa, Ford New Fiesta, Ford Fusion, Ford Escape, Ford Edge, Honda City, GM Astra, Kia Cerato, Kia Soul e Kia Picanto.

O sistema de notícias do Pardal foi desenvolvido especificamente para o propósito deste site pelo Bernardo. Sistema não está disponível para venda.

Se você tiver qualquer sugestão para melhorar este site, por favor, entre em contato comigo através do formulário de contato.

Como Usar

O “Pardal Carioca” é pra ser usado a qualquer momento a partir de qualquer lugar. Isto quer dizer que ele nasceu para ser acessado a partir de um smartphone, mas pode ser usado a partir de qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não. As páginas dedicadas a algumas capitais contém informações sobre o trânsito, então veja abaixo alguns exemplos de uso.

  • No engarrafamento enquanto o carro estiver parado.
  • Antes de sair de casa ou do trabalho.
  • À qualquer momento se você for passageiro de algum meio de transporte publico ou privado.
  • Quando um amigo liga dizendo que está parado em algum lugar.

Já as demais páginas você consome quando bem quiser.

Requisitos

O “Pardal Carioca” pode ser acessado a partir de dispositivos móveis utilizando iOS, Android e Windows Mobile. Porém é necessário que o smartphone tenha bom processador e que o navegador móvel tenha suporte para executar javascript. O melhor desempenho é obtido no iPhone.

Avisos

Não recomendo acessar o “Pardal Carioca” enquanto está dirigindo. Dirigir manuseando um smartphone é perigoso e não deve ser feito em hipótese alguma.

Para a segurança de todos, acesse o “Pardal Carioca” apenas com o carro parado.

Créditos

  • Site idealizado e implementado por Bernardo Bauer.
  • Logotipo da F1 é marca registrada da FIA.
  • Pontos do campeonato de pilotos da F1 fornecido pela FIA.
  • Previsão do tempo é fornecido pela Yahoo.
  • Ícones licenciados através de “Creative Commons” dos respectivos autores através de the Noun Project:
    • Carro Informação: Myly,
    • Cone: Lluisa Iborra,
    • Alerta: Thomas Le Bas,
    • Alagamento e Engarrafamento: Gregor Cresnar