Chega ao Brasil a primeira solução capaz de monitorar o trânsito em tempo real

A Nokia anunciou, por meio de sua unidade Location & Commerce, o lançamento do NAVTEQ Incidentes de Trânsito, a primeira solução capaz de monitorar, em tempo real, incidentes que afetam o tráfego no Brasil. Em um País com mais de 60 milhões de veículos registrados, que causam por ano mais de um milhão de acidentes e 45 mil mortes relacionadas ao trânsito, a disponibilidade de dados atualizados sobre estes incidentes é de grande importância aos consumidores.

“O NAVTEQ Incidentes de Trânsito já está disponível em três grandes regiões metropolitanas do Brasil: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG)”, conforme explica Helder Azevedo, diretor de Vendas da unidade de Location & Commerce da Nokia para a América Latina.  

Com a solução NAVTEQ Incidentes de Trânsito, os consumidores podem acessar informações mais completas e em tempo real sobre as condições do tráfego, o que lhes permite escolher rotas alternativas para evitar congestionamentos. “Os motoristas brasileiros terão a oportunidade de compreender os motivos do fluxo lento, identificando alagamentos, desvios, colisões e obras, entre outras situações que possam afetar o trânsito, nos mais de 6.500km de vias monitoradas no Brasil”, afirma Azevedo, enfatizando que, com esse conhecimento, é possível diminuir o estresse causado por atrasos.

40 minutos a mais todo dia

Um estudo realizado pela companhia, intitulado “Trânsito no Brasil”, mostra que, nos últimos cinco anos, os brasileiros passam em média 40 minutos a mais por dia no trânsito devido a congestionamentos. Um importante fator que contribui para o aumento de tempo gasto é a quantidade de carros nas ruas. O Brasil viu a venda de veículos crescer de forma explosiva, ultrapassando recentemente a Alemanha como o 4º maior mercado automobilístico do mundo, com mais de 3,5 milhões de veículos vendidos em 2011.

O NAVTEQ Incidentes de Trânsito pode ser encontrado nos seguintes navegadores GPS: Airis EasyWay, modelos P430, P500, D430 e D500; Garmin Nüvi, modelos 1300LT, 1410LT, 3460LT, 2415LT e 2565LT; Magellan, modelos RM 2245 YT, RM 5240 YT, RM 5240 LT, RM 9255 YT e RM 9255 LT. O serviço também está acessível no Honda Civic EXS 2012, primeiro automóvel do Brasil a oferecer a solução de tráfego originalmente instalada pela Honda. Usuários do NAVTEQ Traffic Flow receberão o upgrade para o NAVTEQ Incidentes de Trânsito automaticamente.

A Nokia também anuncia a expansão do NAVTEQ Traffic para a cidade de Brasília (DF), totalizando assim 13 áreas metropolitanas cobertas pelo serviço. “Os motoristas de Brasília agora poderão chegar aos seus destinos de maneira mais eficiente, economizando tempo, combustível e com menos estresse”, conclui o diretor.

Abaixo um vídeo mostrando o sistema em funcionamento no Garmin Nüvi.