Informações sobre gasolina

Para variar, no Brasil, as coisas são diferentes. Aqui temos uma quantidade desigual de etanol no combustível comparado ao resto do mundo. Enquanto na Europa e EUA a quantidade de etanol na gasolina fica entre 5 e 15%, aqui este valor é entre 25 e 27%.

Para quem tem carro flex, faz pouca diferença, afinal o motor é projetado para funcionar com qualquer combinação entre gasolina e etanol. A diferença vai ocorrer apenas no consumo, afinal, o consumo de qualquer carro aumenta com etanol comparado ao consumo com gasolina.

Para quem tem carro movido apenas à gasolina a coisa muda de figura. Os motores destes carros foram projetados para ter seu rendimento para um tipo de combustível. Qualquer alteração na sua composição o rendimento e durabilidade são afetados. Componentes podem ter seu tempo de vida diminuido ou o rendimento pode piorar.

Para estes carros, a escolha do combustível correto é fundamental. No manual do proprietário costuma vir a recomendação da montadora.

No caso do Mini Cooper F56, você pode ver na imagem acima, a recomendação é não abastecer com combustível com teor acima de 25% de etanol. A recomendação é abastecer com combustível com 95 octanas, mas ele aceita combustível de 91 octanas.

Com posse da especificação técnica do combustível, fica fácil escolher o combustível correto. Isto é o que você pensa. Analisei o site de três grandes bandeiras de postos de combustível: Petrobrás, Shell e Ipiranga. O objetivo era achar a informação sobre combustíveis e suas especificações técnicas. O resultado é triste.

Petrobrás

O site da petrobrás e o único que tem as informações que o consumidor precisa. Ele lista os combustíveis e suas quantidades de octanas.

  • Gasolina Podium: 95 octanas (IAD)
  • Gasolina Premium: 91 octanas (IAD)
  • Gasolina Grid: 87 octanas (IAD)
  • Gassolina Comum: 87 octanas (IAD)

Shell

O site da Shell é apenas uma vitrine comercial e não trás nenhuma informação técnica sobre seus combustíveis. Suspeito que ela não ofereça gasolina Premium.

Ipiranga

Tem o mesmo tipo de site que a Shell. Não oferece nenhuma informação técnica a respeito do combustível. O site espera que o usuário saiba que Premium não é uma marca, mas sim o tipo de combustível.

ANP

Outro site muito ruim para o consumidor. É virtualmente impossível encontrar registro dos combustíveis à venda no Brasil e suas especificações. Menos dificil é encontrar normas para os combustíveis, mas encontrar a documentação do que está valendo é complexo e dificil.

Octanas, IAD, AKI, RON, MON?

Muitas siglas e padrões. Octanagens podem seguir alguns padrões. No Brasil a ANP segue o IAD (Índice Antidetonante) ou AKI (Anti-Knock Index) sua tradução para o inglês.

Nos EUA e no Brasil o número de octanas é o AKI/IAD, que é uma média entre os RON e MON. RON e MON são dois padrões determinados por condições diferentes no uso do motor. Logo, se no seu manual falar de 95 RON, este número será mais alto que o AKI/IAD.

Para mais informações a respeito da diferença entre combustíveis: Comum, aditivado ou premium, acesse o site do Auto Esporte.