Novo EcoSport, um utlitário Esportivo Compacto e Premium

EcoSport Titanium 02

Fascinante, esportivo, inovador na tecnologia e no conforto. A Ford apresenta para o mercado sul-americano a próxima geração do Novo EcoSport. O líder dos utilitários esportivos traz a marca dos veículos de classe mundial com seu design elegante, motores flex de alumínio potentes e eficientes, direção elétrica, sistema de segurança com freios ABS e seis airbags. Oferece também tecnologias avançadas de assistência ao motorista, faróis com LEDs, interior elegante com acabamento de qualidade e um novo padrão de conectividade com central multimídia SYNC de série, com comandos de voz em português.

O Novo EcoSport consegue mais uma vez surpreender o mercado e dá um salto na categoria, sem perder sua herança de carisma e esportividade. Totalmente novo desde a plataforma, ele representa uma grande evolução em aerodinâmica, conforto e flexibilidade, revelada na perfeição do design e no nível diferenciado de qualidade, suportado por métodos aprimorados de manufatura.

Conta ainda com equipamentos inteligentes, como ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico.

“O Novo EcoSport está entre os melhores veículos do mundo”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil. “Ele combina várias funções de uma maneira nova e inteligente. Tem incomparáveis elementos de design e interior de impressionante comodidade”.
O novo utilitário esportivo da Ford chega à rede de distribuidores em setembro. A linha conta com as versões S, SE, FreeStyle e Titanium e duas opções de motores, o Sigma 1.6 Flex e o Duratec 2.0 Flex, ambos com bloco de alumínio. O seu preço parte de R$ 53.490,00.

Técnica e arte

O Novo EcoSport é um trabalho de aprimoramento técnico que revela a arte de projetar um veículo com uma proposta totalmente pensada, sem concessões para adaptações. Cada solução reflete o máximo aproveitamento dos recursos, proposta que está sintetizada no seu slogan “Ouse ir mais longe”.

Em termos de design, o Novo EcoSport ressalta a atual posição de liderança da Ford nessa área da indústria automotiva. Ele é não só uma evolução da versão anterior, mas um projeto novo com impressionante combinação de forma e função.

EcoSport Titanium 30

A carroceria é elegante e esportiva. Suas linhas transmitem solidez e dinamismo, como se modeladas a partir de um corpo único. Os elementos expressam movimento, a silhueta é aerodinâmica e as superfícies esculpidas realçam o jogo de luz e sombra.

A grande grade dianteira é uma espécie de símbolo de identidade e orgulho da nova geração de veículos Ford. Seu desenho octogonal, com ângulos proeminentes, enfatiza a robustez do veículo.

Os faróis, de grande plasticidade, dão uma aparência única ao Novo EcoSport, mesmo à luz do dia. Além de grande eficiência luminosa para garantir visibilidade e segurança, contam com lâmpadas de LED que dão uma assinatura inconfundível ao veículo. Esse recurso, só encontrado em modelos de alto luxo, produz um efeito impressionante na visão noturna.

Desenvolvidas em túnel de vento, as linhas do Novo EcoSport criam uma silhueta única, seguindo a proposta de movimento no design. A linha de cintura avança de forma ascendente em direção à traseira. Na parte inferior, de formas esculpidas, predomina o jogo de luz e sombra. As janelas amplas acompanham o movimento da carroceria, contribuindo para o visual limpo. Uma vigia na área do compartimento de carga amplia a visibilidade.

As portas com bom ângulo de abertura facilitam o acesso à cabine. As maçanetas embutidas contribuem para o visual fluido. Os espelhos retrovisores posicionados nas portas favorecem a visão traseira. Os arcos das rodas salientes reforçam a sua postura dinâmica, emoldurando as rodas de 15 ou 16 polegadas.

No teto, a partir da versão SE, o rack transversal de desenho moderno complementa o perfil aventureiro do Novo EcoSport. Elegante e robusto, também é um item funcional, que amplia o espaço para bagagem.
As linhas fortes e sofisticadas de design estão presentes também na traseira do Novo EcoSport. O estepe fixado na tampa do porta-malas foi mantido como uma “marca registrada” do modelo, caracterizando a sua vocação de verdadeiro utilitário esportivo. A abertura do porta-malas usa um sistema inteligente, com maçaneta embutida na lanterna direita.

As lanternas traseiras de desenho oblíquo se prolongam na tampa do porta-malas. Seu formato garante excelente visibilidade, acompanhando a linha curva do vidro traseiro. A terceira luz de freio é integrada no aerofólio.

A carroceria oferece oito opções de cores modernas: branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador, prata Enseada, cinza Camburi, prata Riviera, azul Maraú e a nova laranja Savana.

Interior–design

O interior do Novo EcoSport é um ambiente agradável para os sentidos e funcional. O visual contemporâneo reflete a tecnologia avançada do seu projeto, arrojado na forma e na função. Ele envolve os ocupantes com conforto e acabamento de alta qualidade, típico dos melhores SUVs do mundo.

EcoSport Cluster Titanium

O painel segue as mesmas linhas curvas e angulosas da carroceria, com dois mostradores redondos de fácil visualização e entradas de ar verticais. No centro, destaca-se a tela de LCD de 3,5 polegadas do sistema multimídia SYNC, com comandos de estilo moderno, com operação simples e intuitiva.

Oferecido desde a versão de entrada do Novo EcoSport, o sistema multimídia SYNC é um dos grandes diferenciais do utilitário esportivo. Ele permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante.

Painel EcoSport Titanium

A iluminação dos instrumentos é na cor azul “Ice Blue”, adotada pela Ford em seus novos carros globais com base em pesquisas para favorecer a visibilidade e o conforto. Os bancos dianteiros têm formato envolvente e confortável, com ajustes milimétricos que permitem encontrar a melhor posição para dirigir. O apoio de braço dianteiro entre os bancos é outro detalhe só encontrado em automóveis de luxo.
Na parte de trás, o Novo EcoSport também trata os passageiros com nível de primeira classe. Os assentos são confortáveis, com encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Como novidade, eles permitem a inclinação do encosto em quatro estágios, aumentando o conforto principalmente em viagens.

Painel Central EcoSport Titanium

O sistema de ar-condicionado impressiona pela alta capacidade e funcionamento silencioso. O planejamento inteligente do espaço é percebido também nos 20 porta-objetos da cabine que permitem acomodar pertences de diferentes tamanhos. Um exemplo é o compartimento embaixo do banco do passageiro dianteiro em forma de gaveta, ideal para transportar uma bolsa ou um laptop.

Os porta-objetos das portas dianteiras têm capacidade para comportar uma garrafa de 1,5 litro. O porta-luvas possui dupla função: pode ser usado como compartimento climatizado com espaço para seis latas, conforme a conveniência, em todas as versões do veículo.

Duas entradas USB, uma na frente e outra na traseira, servem para a conexão de equipamentos tipo iPod. Uma tomada de 12 volts no console central permite ligar aparelhos ou carregar a bateria do celular.

Interior EcoSport Titanium

O Novo EcoSport também oferece flexibilidade para o transporte de bagagem. O porta-malas tem 362 litros, espaço que pode ser ampliado para 705 litros com o banco traseiro rebatido, tornando o compartimento totalmente plano.

Esse rebatimento pode ser total ou parcial, na proporção dois terços ou um terço. Ou seja, tem flexibilidade para transportar objetos grandes como uma prancha de surf, por exemplo, e ainda levar passageiros no banco traseiro.

Motores Sigma e Duratec de alumínio

O Novo EcoSport marca a estreia na linha do moderno motor Sigma 1.6 Flex, consagrado nos modelos New Fiesta e Focus. Produzido com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, é um motor forte, econômico e inovador. No Novo EcoSport, ele entrega uma potência de 115 cv e torque de 156 Nm com etanol e 110 cv e 154 Nm com gasolina.

A sua eficiência energética dá ao Novo EcoSport o melhor desempenho da categoria. Ele faz de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, números à frente de todos os competidores, e tem velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente. Ao mesmo tempo, alcança os melhores índices de economia de combustível. Ele chega com a classificação A em economia e emissões de CO2, conforme a nova classificação do Inmetro, órgão brasileiro que determina os padrões de eficiência energética dos produtos.

A outra opção de motor do Novo EcoSport é o igualmente consagrado Duratec 2.0 Flex, já presente na linha Focus. Disponível como opcional na versão FreeStyle e de série na Titanium, esse motor, também de alumínio, é um dos mais avançados na sua categoria.

Com etanol, ele desenvolve a potência de 147 cv e torque de 193 Nm, e com gasolina gera respectivamente 141 cv e 186 Nm. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e 10,8 segundos com gasolina. É também um motor sustentável, com o melhor índice de economia e baixíssima emissão de CO2 na sua categoria.

A transmissão disponível do Novo EcoSport é a IB5 Plus manual. Ela é aplicada com os dois motores, com escalonamento de marchas calibrado para cada uma das versões. A Ford produz no interior de São Paulo mais de 500.000 transmissões IB5 por ano, que equipam diversos veículos da marca no mundo.

Aerodinâmico e sustentável

O Novo EcoSport também é líder da classe em conforto e silêncio interno. O seu coeficiente de arrasto aerodinâmico é 11% melhor que o modelo anterior e em média 6% melhor que os concorrentes, resultado do trabalho apurado de desenvolvimento do modelo, feito em túnel de vento com o auxílio das técnicas mais avançadas de simulação e design.

O objetivo foi diminuir ao máximo a resistência do ar e o peso da carroceria para economizar combustível e reduzir o ruído de vento, respeitando os parâmetros de estética e segurança do projeto. Alguns detalhes que contribuem para isso são o uso de defletores de ar no para-choque dianteiro, no capô, nos pneus traseiros, na coluna e nas lanternas traseiras, o grande ângulo de inclinação da coluna A, as saias laterais e o teto em forma de aerofólio na traseira.

O Novo EcoSport também é o único da categoria equipado com direção elétrica, que além de dar ao veículo uma dirigibilidade diferenciada contribui para reduzir em 3% o consumo de combustível. Os pneus com resistência reduzida ao rolamento dissipam menos energia e trazem uma economia adicional de 2% no consumo. Todos esses ganhos se somam à eficiência dos dois motores para oferecer o melhor compromisso de performance e consumo do segmento.

O Novo EcoSport utiliza a nova plataforma global da marca para os veículos do segmento B. Ele mede 4.241 mm de comprimento, 2.057 mm de largura com os espelhos, tem 2.521 mm de distância entre-eixos e sua altura é de 1.696 mm. Ele é maior que a geração anterior tanto na altura como no entre-eixos, o que se traduz em mais conforto na cabine, mas mantém praticamente o mesmo comprimento, o que favorece a agilidade e praticidade no uso urbano.

A sua altura do solo de 200 mm facilita transpor valetas e outros obstáculos na pista e coloca o motorista em posição de comando. Junto com o trabalho de vedação feito na carroceria, esse porte elevado permite ao Novo EcoSport ultrapassar áreas alagadas de 550 milímetros, excedendo significativamente o oferecido pelos concorrentes diretos.

Segurança passiva e ativa

O Novo EcoSport é um dos carros mais seguros do mercado. Ele oferece um novo nível de inteligência para a proteção dos ocupantes, com um pacote de segurança passiva e ativa encontrado somente em veículos de categoria superior.

Sua carroceria é construída com o estado da arte da engenharia. Combina materiais especiais, como aços de alta resistência, ultra-alta resistência e boro em áreas chaves, com zonas de deformação programada. Coluna de direção e paineis de portas com sistema de absorção de impacto, cintos de segurança com pré-tensionador e airbags dianteiros são itens de série. Airbags laterais e de cortina são opcionais que ampliam esse conjunto abrangente de segurança.

Na parte de segurança ativa, o Novo EcoSport vem com freios ABS de série e recursos avançados que o colocam um passo à frente no que se refere à estabilidade e controle.

Assistência ao motorista

O Novo EcoSport conta com uma gama inovadora de equipamentos de assistência ao motorista que ajudam a manter o domínio do veículo em diferentes situações, seja na estrada, em ladeiras ou manobras. A chamada tecnologia inteligente de assistência veicular disponível no Novo EcoSport amplia significativamente os recursos de dirigibilidade do veículo.

A direção elétrica, única na categoria, regula o esforço de acordo com a velocidade e conta com outras duas funções inteligentes. A compensação de deriva (PDC) detecta irregularidades no piso e compensa pequenas variações, enquanto o sistema de cancelamento de vibrações (ANC), com sensor na coluna, também filtra as oscilações. Juntos, eles tornam a direção mais agradável, sem tirar a conectividade do motorista com a pista.

O utilitário esportivo conta também com o sistema AdvanceTrac, que inclui freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração. Ele monitora a velocidade do veículo, a posição do acelerador e o ângulo do volante para controlar a derrapagem das rodas e ajudar a manter a direção desejada. Dispõe ainda de assistente de partida em rampa e assistência e luz de alerta em frenagem de emergência.
O assistente de partida em rampa mantém o veículo parado por até 3 segundos depois que se tira o pé do freio, facilitando as manobras. O auxílio de frenagem de emergência tem sensores que detectam esse tipo de situação e aplica uma pressão adicional nos freios. Ao mesmo tempo, liga o pisca-alerta para evitar colisão traseira.

Tecnologia e inovação

O pacote de tecnologia do Novo EcoSport inclui o sistema de mídia e conectividade SYNC como equipamento de série em todas as versões. Ele vem com sistema de reconhecimento de voz em português, espanhol e inglês, conexão Bluetooth para celular, incluindo “streaming” de áudio, e entradas USB, para iPod e auxiliar. As informações são mostradas numa tela de 3,5 polegadas no centro do painel. As principais funções do rádio e do celular também podem ser comandadas no volante.

O computador de bordo traz dados como velocidade média, consumo e autonomia, além de um gráfico de consumo instantâneo para orientar na direção econômica.

Na versão topo de linha, o Novo EcoSport conta ainda com sistema “Key Less”, que permite abrir as portas e dar partida no veículo sem tirar a chave do bolso. Sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, ar-condicionado digital e espelho eletrocrômico são outras novidades.

Estado da arte

Forte, moderno e com uma presença que aparenta ser de um segmento superior, o Novo EcoSport é um projeto que aplica o estado da arte em design e manufatura. Criado na América do Sul, ele será fabricado no Brasil, na China, na Índia e na Tailândia para venda em mais de 100 mercados globais.

Na estrutura da carroceria, utiliza aço de ultra-alta resistência, incluindo a aplicação de boro em partes vitais do veículo. Tem zonas de deformação definidas através de testes de impacto virtuais e reais. A Engenharia da Ford também aumentou substancialmente a resistência dos componentes críticos do Novo EcoSport.

O ajuste milimétrico da carroceria, utilizando processo de soldagem de última geração, é um dos fatores que garantem o seu comportamento dinâmico excepcional. Todo o padrão construtivo assegura níveis baixos de vibrações e um conforto impressionante a bordo. O silêncio interno é uma referência entre os utilitários esportivos.

O desenvolvimento do novo utilitário esportivo envolveu mais de 12.000 testes de rodagem em diferentes regiões do mundo, em temperaturas de -25 a 50 graus centígrados e altitudes de até 4.300 metros. Esse trabalho foi acompanhado de milhares de testes virtuais para aprimorar todos os seus detalhes.

Nesses exaustivos testes de desempenho e durabilidade, que simulam toda a vida útil do veículo, ele apresentou resultados significativamente melhores que o antecessor e também diante dos competidores da categoria.

Versões competitivas

Com a chegada da nova geração, o EcoSport revoluciona novamente o padrão da categoria sem perder de vista a essência da sua proposta original: ser um utilitário esportivo com tudo o que os consumidores desejam e acessível.

A linha foi refinada para atender os diferentes perfis de clientes do segmento, nas versões S, SE, FreeStyle, com motor 1.6 16V, e FreeStyle e Titanium com motor 2.0 16V.
A versão S vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC, por R$ 53.490. A versão SE acrescenta vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$56.490.

A versão FreeStyle vem com itens de visual diferenciado, incluindo rodas de liga leve de 16 polegadas, e um pacote de tecnologia composto por: computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, com preço de R$59.990. Com a opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, fica em R$ 63.690.
Para incluir o motor 2.0 nessa versão, a diferença é de R$ 2.500. O Novo EcoSport FreeStyle 2.0 sai por R$66.190.

O topo de linha Titanium, disponível somente com motor 2.0, vem com os seguintes itens adicionais: grade cromada, rodas exclusivas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico, por R$ 70.190.

A vantagem competitiva da linha é medida não só na comparação com os preços dos veículos concorrentes, mas também nos valores de manutenção e seguro. O preço das revisões do Novo EcoSport está 7,5% mais em conta que o da geração anterior – como pode ser comprovado nas tabelas fixas.

A sua cesta básica de peças também apresenta custo mais baixo que a dos competidores. Como oferta especial de lançamento, a Ford oferece ainda uma apólice especial de seguro em parceria com a Mapfre calculada em cerca de 3,6% do valor do carro. Tomando como exemplo o Novo EcoSport FreeStyle 1.6, ela sai por R$2.141.