Tecnologia contra o flash das multas

Há duas semanas eu vi um artigo sobre o NoPhoto, um sistema em desenvolvimento para evitar que um pardal (câmera para multar carros em excesso de velocidade) tire foto da placa de um carro. Não levei muita fé, afinal, o certo é obedecer as regras de trânsito.

No final de semana eu li outro artigo que mostra como o protótipo funciona. A premissa de funcionamento do NoPhoto é que o pardal funciona com flash, mas, aqui no Rio pelo menos, todos os pardais fixos (não há mais os móveis no perímetro urbano) funcionam com tecnologia infravermelho e não precisam mais do flash, então o NoPhoto simplesmente não funciona.

Abaixo está o vídeo mostrando o protótipo em funcionamento em diversas situações. O funcionamento do NoPhoto é simples. Uma vez detectado o flash de uma câmera, o sistema dispara o seu próprio flash para sobre expor a foto e assim impedir a leitura da placa.

Se eu fosse fazer um projeto deste tipo, coisa que não vai ocorrer tão cedo eu faria um filtro infravermelho para ser aplicado na placa.