Um app que denuncia carros mal estacionados

Hoje eu descobri o app TowIt. Em inglês, “tow it” quer dizer “reboque-o”. Então, este app é para denunciar um motorista que deixou o seu carro de maneira inadequada atrapalhando a vida de outros.

Towit

Eu até diria que é uma boa iniciativa, contudo, é necessário moderação e responsabilidade. Apenas apontar o erro ou inabilidade dos outros não ajuda e mais do que isto, uma foto apenas, tira o contexto. É necessário educar e permitir que se corrija um erro.

A impressão que tenho é que o app nada mais é do que uma caça as bruxas aos moldes do que é retratado no filme “Em busca do cálice sagrado” do Monty Python, mas ok, boa parte dos motoristas que serão retratados neste app para smartphone realmente estarão errados sim.

Você pode achar que eu sou um dos motoristas que larga o carro por ai, mas não. Estou sendo contra o TowIt, pois as poucas fotos que vi no site, não vi erros em carros estacionados. Outra coisa que me incomodou é que não há explicação para o carro ser reportado por quem tirou a foto, nem a identificação de quem tirou o raio da foto. Por fim, a ultima coisa que me incomoda é que o site não tem como pesquisar por placa de carro e nem por data. Boa parte das fotos que eu vi no site são antigas. 

Não por acaso, a Apple também vê o app como uma maneira de divulgar ataques voltados a indivíduos e vê o app violando a regra 14.1 de seu código de desenvolvimento.

Atualmente existem versões para iOS e Android e você pode baixar através das respectivas App Stores ou nos links disponível no site do app.

Aqui no Brasil ainda não há sequer uma denuncia de carro mal parado, mas nos EUA e Europa sim. Use como achar melhor, ou não use. 

Conheça melhor o app aqui.