Como funciona o alerta de baixa pressão dos pneus do Ford Focus

Quando vi a lista de equipamentos “tecnológicos” do Focus no inicio do ano fiquei maravilhado. Finalmente um carro para tecnófilos. A lista é enorme e alguns, aparentemente nem são tão avançados assim.

NewImage

O Ford Focus 2014 tem por exemplo um alerta de pressão baixa dos pneus. Já vi diversas vezes carros de padrão superior terem esta funcionalidade. Alguns, inclusive, conseguem encher o pneu novamente para acertar a pressão. Outros informam a pressão em libras e alguns apenas informam que o pneu está com pressão baixa.

Na minha ultima viagem aos EUA, aluguei um Ford Edge que tinha esta funcionalidade. Durante o deslocamento para o interior da California, depois de várias milhas em estradas de terra, chegamos na cidade onde dormiríamos, mas no painel um alerta informava sobre a baixa pressão dos pneus. Dito e feito, o pneu traseiro estava furado e era possível escutar o ar escapando do pneu. Resolvi ligando para a empresa que alugou o carro e ofereceu outro para acabar com o inconveniente. Eu sei que era só trocar o pneu, mas o carro apresentava outros problemas intermitentes, a troca era a melhor coisa que poderia acontecer.

Este tipo de alerta que mencionei estar presente no Ford Edge alugado nos EUA, está disponível hoje no Ford Focus que chega ao Brasil importado da Argentina. Ele apenas alerta sobre a pressão baixa e não utiliza nenhum sensor especial dentro da roda. O funcionamento é realmente genial por usar um sensor que já existe no carro e é prático o suficiente para alertar sobre um possível problema com o pneu ou desleixo do motorista.

As rodas já contam com um sensor que identifica o rolamento para ser usado no sistema ABS, que evita o travamento das rodas numa frenagem brusca ou piso escorregadio. Se um pneu estiver com pressão baixa, sua circunferência será alterada, logo, rodará mais rápido que as demais rodas. De posse desta informação, o sistema compara todas as rodas e se uma ou mais delas estiver rodando diferente das demais, o sistema te alerta sobre um possível problema na pressão dos pneus.

A parte do manual que explica o funcionamento deste “sensor” indica que o sistema precisa ser “ajustado” a cada calibragem dos pneus e no caso de aclive ou declives acentuados ou carga maior no carro, o sistema pode dar falsos positivos.