Diário Ford Focus: Emplacando

Na semana passada retirei o carro da concessionária e levei para o posto do DENTRAN para realizar o emplacamento. Tudo por que a concessionária queria me cobrar mais de 700 reais para entregar o carro novo licenciado. Um absurdo para um trabalho que foi basicamente ficar sentado esperando num lugar cheio, sujo por um par de horas.

Enquanto esperava papéis serem passados de um funcionário publico para o próximo, sentei-me ao lado de uma senhora que esperava seu marido empolgado com seu novo Fiat Punto. Conversa vai, conversa vem e num determinado momento ela me pergunta qual dos carros estacionados ali perto era o meu. 

Apontei para o vermelho e a senhora ficou ainda mais animada. Elogiou o carro com palavras tão bonitas que eu até fiquei assustado. Por alguns minutos ela elogiou a cor (vermelho. Sim, comprei um carro vermelho), as lanternas e como as rodas combinam com o carro. Assim que o seu marido chegou para avisá-la que o serviço estava concluído, ela tratou de dizer que eu era o dono do Focus, o que deixou o marido meio contrariado, talvez ele não esperasse um nerd magrelo…

Sem placa

Curiosamente, onde estaciono o carro, recebo elogios. Andando com ele na rua, noto as pessoas virarem o pescoço para ver o carro vindo e indo…

Voltando ao emplacamento, deixo uma dica. A Ford fez um ótimo trabalho de fazer um suporte para a placa feito de metal e com alguns detalhes em borracha. Os parafusos vem com espaçadores de borracha que devem ficar entre a placa e o suporte da placa. O funcionário que coloca a placa (e o lacre), acaba fazendo o trabalho mais fácil e a instalação é feita com os espaçadores entre a placa e a cabeça do parafuso, o que está errado.

Placa dianteira

Por mais que ele justifique que assim é mais seguro e que a placa pode cair se for o contrário, não se deixe enganar. O correto é este espaçador estar atrás da placa. A cabeça do parafuso que vem de fábrica com o carro é grande o suficiente para evitar a queda da placa.

Abaixo uma foto com o suporte de placa e suas borrachas mais evidentes com os parafusos. Note que as borrachas impedem que a placa de metal entre em contato com o suporte da placa que também é de metal.

A placa frente

Outro cuidado que você deve ter é que na parte de trás existem 4 furos. Dois escuros e dois claros. A placa deve ser presa aos furos claros e mais altos do suporte da placa. No meu carro, quase perdi os parafusos, pois o emplacados prendeu os parafusos nos buracos errados. Para fazer estas fotos, notei que estava errado e fiz o acerto.

Veja a foto abaixo com destaque para o local onde você não deve colocar os parafusos da placa. Tirei a foto na concessionária.

A placa tras destaque