Um assistente de direção econômica e tradutor de luzes de problemas

No começo do ano eu me encantei com uma noticia de uma pequena empresa de San Francisco que prometia um dispositivo para conectar o smartphone ao carro e através dele buscar informações sobre a saúde e performance do carro. Nos EUA, os carros a partir de 1996 são obrigados a terem uma porta de diagnóstico que é padrão para todos os fabricantes. Todos falam a mesma linguagem e o mesmo conector: OBD.

É a partir desta porta que o dispositivo da Automatic coleta as informações e as envia através de Bluetooth LE para o seu smartphone. No Brasil a porta OBD só passou a ser obrigatória para carros vendidos a partir de 2010 e já no padrão novo OBDII. 

Automatic

Eu fiquei encantado com a solução pelo simples fato de ter acesso a um conjunto de informações que o painel não é capaz de fornecer e que podem ser bastante úteis para o motorista dirigir de maneira mais econômica. Carros híbridos contam com indicações no painel que ajudam a dirigir de maneira a tirar o máximo proveito da bateria e do consumo de combustível, contudo, em carros normais, movidos a combustíveis fósseis ou renováveis não há muita coisa. No máximo uma luz para indicar troca de marcha ou grande consumo de combustível. Contudo, este não é o único indicativo que auxilia o motorista.

A Automatic controla três parâmetros para ajudar o motorista que quer ser “verde” ou “azul”: Velocidade acima de 70 mpg (112km/h), drenagens bruscas e arrancadas bruscas. Para cada viagem “conectada” o sistema transmite as informações do carro para o smartphone que concentra e compila com informações do próprio smartphone para realizar um diagnóstico de seus deslocamentos. 

O dispositivo da Automatic é bem simples e direto, por isto, para usá-lo você não precisa gastar dinheiro com mensalidades, apenas o preço do dispositivo que é de 100 dólares. Toda a lógica do sistema está no app do smartphone. Existe para Android e iPhone, contudo, a versão para Android ainda não está disponível.

Além do diagnóstico e criação de um histórico de deslocamentos, o app da Automatic consegue ainda fazer duas coisas importantes. Realizar uma ligação para serviço de emergência ou telefone preferencial no caso de uma colisão e marcar num mapa o local onde você estacionou seu carro.

Ambas funcionalidades são muito interessantes, contudo, a última é bem esperta. Existem diversos apps que promete e entregam tal funcionalidade, mas como o App está ligado ao carro o tempo todo quando em funcionamento, assim que você desliga o carro, o app sabe que você estacionou o carro, então você não precisa fazer absolutamente nada. Apenas lembrar de acionar o app para encontrar seu carro quando você estiver voltando do seu compromisso e procurando o carro.

Por ser um grande coletor de informações e seu smartphone ter acesso à internet, o app da Automatic ainda consegue bater seus dados com o de outros que eles tem na base e indica se você está acima ou abaixo da média em termos de consumo de combustível. 

Infelizmente, a Automatic, está atrasada em seu desenvolvimento e neste momento só consegue dar atenção aos consumidores dos EUA. Ainda não há previsão de outros países serem agraciados pela pequena caixinha branca.