“iOS para o carro” pode ser apresentado no salão de Genebra

Durante a WWDC, evento mundial e anual da Apple que reúne os desenvolvedores para suas plataformas de hardware e software, anunciaram que o iOS estaria presente em carros. A integração entre smartphone e carro faz todo o sentido e hoje só podemos fazer uso do sistema de som dos carros através de porta USB ou bluetooth. 

iOS in the car

A Apple vê como fundamental estar neste mercado e anunciou que estaria presente na corrida pela tela do carro. Na carona, Google anunciou que faria o mesmo com o Android. Hoje o mercado está dominado por duas empresas: Microsoft e Blackberry. Durante o anuncio, a Apple mostrou o logotipo de várias montadoras do mundo e na lista estavam Honda, Mercedes, Nissan, Ferrari, Chevrolet, Infiniti, Kia, Hyundai, Volvo, Acura e Jaguar.

O salão de Genebra acontece esta semana e os primeiros carros com o iOS para carros pode ser apresentado por Ferrari, Mercedes e Volvo. Antes disto a Honda já tinha mostrado no ano passado uma integração com o iOS onde apps específicos conseguem mostrar informações na central de entretenimento do carro. 

iOS in the Car Apple Maps

A novidade do iOS no carro virá para quem tem um dispositivo com iOS provavelmente após a atualização para a versão 7.1 que deverá ser lançada este mês.

Você pode ver algumas das informações extra oficiais sobre o iOS in the car na wikipedia. Lá você vai ver que a lista de montadoras que podem suportar o iOS in the Car pode ser maior do que o anunciado há 8 meses.

Outra informação interessante é que o iOS não estará, provavelmente, ocupando o lugar dos sistemas já existentes nos carros. O que a Apple fez é montar uma API que permite que informações presentes em apps e nos smartphones possam ser consumidas através das telas existentes nos carros e também dos volantes multifuncionais que todos carros decentes tem.

Como tenho um Ford Focus, claro que me decepcionei ao descobrir que a Ford cogita adotar uma solução da Blackberry para o sistema operacional para seu sistema MyFordTouch, mas a integração com o iOS in the Car é possível e deve estar em pauta há alguns meses dentro da Ford, como você pode ler aqui.

Confirmado: iOS in the Car já tem nome! Saiba mais aqui.