A Ford foi líder em colocar computadores embarcados nos seus carros. Quase 5 anos depois, a Google anuncia que tem uma versão do Android para carros e no ano passado a Apple fez o mesmo anuncio. Além da Ford, alguns carros da Kia e Hyundai também tem Microsoft nos seus sistemas de computador de bordo.
Hoje li uma noticia que parece um pouco estranha: A Ford pode trocar a Microsoft pela Blackberry e com isto acabar com o problema que afeta o sistema de bordo Sync que funciona de maneira bem estranha. Se a Ford tivesse realmente que trocar seu fornecedor de base computacional para seus carros, que optasse por Android ou Apple, mas Blackberry?
A Blackberry foi líder no segmento corporativo de smartphones, mas foi ultrapassada de braçada por Apple e Samsung com aparelhos mais modernos, fáceis e agradáveis de usar. Nos últimos anos perdeu tanto mercado que quase sumiu do mapa e também quase foi comprada por um fundo de investimento.
Os motivos para a troca seriam os custos de licenciamento mais baixos e maior estabilidade do sistema QNX que a Blackberry oferece. O sistema QNX é o segundo mais adotado para sistemas embarcados em carros. Sendo usado pela LandRover, Audi, Porsche, BMW entre outros. O QNX não foi desenvolvido pela Blackberry, mas foi adquirido em 2010 por quase 200 milhões de dólares.
A troca parece fazer sentido, contudo, a saúde da Blackberry não inspira muita confiança. Fazer aposta também em sistemas recém anunciados da Apple e Google também não parece muito sensato, mas eu ainda vejo com desconfiança a troca, que parece conservadora. Espero que resolva os problemas e que os carros que já estejam rodando possam desfrutar de melhorias, mas se algo acontecer, creio que demorara pelo menos 18 meses, sendo bastante agressivo.