Novo Hyundai i30

NewImage

Durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2012 a Hyundai mostrou o i30 de segunda geração e confirmou que em 2013 ele estará disponível para os consumidores. 

Tenho procurado informações e vídeos de avaliação sobre este carro, mas tenho encontrado dificuldade para encontrar. Tudo que consigo encontrar de relevante é superficial ou promocional. Os melhores vídeos estão no final do artigo. 

NewImage

O novo i30, chamado lá fora de i30 new generation, está disponível num lindo azul, mas a CAOA deve importar apenas 3 cores. Preto, prata e branco. Confirmado com motor 1.6, fiquei animado, mas ao mesmo tempo preocupado. Apesar do novo câmbio de 6 velocidades, fico imaginando se o peso não é demais para o motor que parece ser o mesmo que equipa o HB20 e o Kia Soul. 

Comparando com a geração anterior, seu peso não mudou. Continua com 1.3 t, mas o novo motor tem torque inferior, quase 3 kgfm a menos, mas maior economia de combustível, e para piorar o pico do torque está numa faixa de rotação mais alta, o que faz o carro ficar meio “pesado” a baixa e média rotação, forçando a troca de marcha.

NewImage

O que tem mais chamado a atenção é que os rumores indicam que o novo i30, virá em versão única e os opcionais serão o teto panorâmico, que deve acrescentar algo entre 2 e 5 mil reais ao preço e o banco de couro. Por ser versão única, a tela central que você vê na imagem acima, terá o GPS como padrão, o que torna o carro muito atraente e mais, por ser uma tela sensível ao toque com controles do ar condicionado separados, a coisa fica ainda mais interessante.

O sistema central conta ainda com integração bluetooth e com iPod e como na geração atual, os comandos de rádio, piloto automático e agora telefone estão disponíveis no volante. O sistema central ainda é capaz de mostrar a câmera de ré que fica escondida no logotipo da Hyundai na traseira. Isto explica por que a abertura do porta mala agora é feita na parte inferior da porta ao invés de ser no logotipo como na geração anterior.

Continuando com os apetrechos eletrônicos do carro, o novo i30 foi agraciado com acionamento do freio de mão, através de um botão, partida do carro através de botão, abertura da porta, através de… adivinha? 😉 Veja os vídeos e descubra tudo que te impressionará… O preço só vai te impressionar em janeiro. Seja positiva ou negativamente.

A faixa de preço que ele ocupará é a dúvida. O IPI reduzido vai até dezembro e em janeiro já começa a valer o novo regime automotivo. Provavelmente isto fará com que as estimativas do mercado, que apontam o carro custando na faixa de 60 mil, passe para a casa dos 70, sendo um pouco mais barato que o Elantra, que custa 75.